« Voltar para o Blog

Como fazer um diário dos sonhos

Fazer um diário dos sonhos, mapeando-os ao longo do tempo, é uma jornada de autoconhecimento. Confira dicas para ter constância na escrita dos seus sonhos!

10 dicas para fazer um diário de sonhos e ter constância na sua escrita

Escolha um caderno ou diário

Comece escolhendo um caderno ou diário dedicado especificamente para registrar seus sonhos. Certifique-se de que seja fácil de usar e tenha espaço suficiente para escrever seus sonhos detalhadamente.

Mantenha o diário próximo da cama

 Coloque o diário e uma caneta ao lado da sua cama, de forma que estejam sempre acessíveis assim que acordar de um sonho. Isso ajudará a capturar os detalhes enquanto estão frescos em sua memória.

Estabeleça a intenção de lembrar dos sonhos

 Antes de dormir, mentalize a intenção de lembrar dos seus sonhos quando acordar. Isso pode ajudar a aumentar sua capacidade de recordar as experiências oníricas.

Anote seus sonhos ao acordar

Assim que acordar, tente recordar o máximo de detalhes possíveis sobre o seu sonho. Uma boa dica e prática para isso é procurar manter-se imóvel na cama por um tempinho a mais, com sua atenção voltada para lembrar dos sonhos. Ao invés de levantar rapidamente para, por exemplo, conferir mensagens no celular, aproveite o aumento dos níveis de noradrenalina no cérebro, logo depois de despertar, para concentrar-se em lembrar o que você estava sonhando antes de acordar. 

Você pode iniciar as anotações sobre seu sonho desmembrando-o em palavras-chaves para depois descrevê-lo detalhadamente. Também pode ser bem interessante dar um título ao sonho.

Então escreva todos os aspectos que você puder se lembrar, como pessoas, lugares, objetos, emoções e eventos. Em um primeiro momento, não se preocupe em escrever de forma racional ou procurar relações de causalidade entre as coisas. Preserve a surrealidade do sonho. Depois, na medida do possível, se você quiser, pode revisitar as anotações e reescrever de forma organizada a história para que, quando revisitar suas anotações no futuro, possa entender como interpretou o conteúdo dos seus sonhos.

Desenhe ou esboce os sonhos

Se você é mais visual, em vez de escrever, pode incluir no seu diário de sonhos esboços, cores ou desenhos que rememorem elementos oníricos para ajudar a recordar melhor.

Seja consistente na escrita dos seus sonhos

Tente registrar seus sonhos todas as manhãs, mesmo que às vezes você não se lembre deles por completo ou que, por conta da rotina, você tenha que fazer uma versão mais rascunhada ou resumida deles. Se por algum motivo não for possível fazer a maior parte dos registros pela parte da manhã , você pode esboçá-los e depois, ao longo do dia, quando tiver um tempinho, finalizar a sua escrita.

Portanto, o seu diário dos sonhos, além de estar na sua cabeceira, também pode ser levado contigo para outros lugares, como sua mesa de trabalho e até mesmo na sua bolsa.

Quanto mais você se dedicar a isso, mais fácil será de se lembrar dos sonhos e identificar padrões ao longo do tempo, além de fortalecer a memória dos sonhos.

Desenvolva um estilo pessoal

Não há uma maneira certa ou errada de escrever seu diário de sonhos. Experimente diferentes abordagens e descubra qual funciona melhor para você. Você pode optar por escrever narrativas completas, desenhar ou esboçar cenas, ou até mesmo usar palavras-chave para resumir os principais elementos do sonho.

Não julgue seus sonhos

Lembre-se de que os sonhos podem ser confusos, estranhos e até mesmo assustadores. Evite julgar ou interpretar muito rapidamente. Apenas deixe fluir os registre como eles são.

Explore interpretações e padrões

À medida que seu diário dos sonhos vai crescendo, você pode começar a identificar padrões, temas recorrentes ou símbolos. Pesquise sobre interpretações de sonhos e tente entender o significado por trás dos elementos presentes em seus sonhos. No entanto, lembre-se que a interpretação dos sonhos é subjetiva e pode variar de pessoa para pessoa.

Revise e reflita sobre seus sonhos

De tempos em tempos, reserve um momento para reler seus registros antigos. Isso pode ajudar a identificar conexões entre os sonhos, acompanhar seu progresso e entender melhor seu mundo onírico.

Vale lembrar que nem todos os sonhos serão lembrados ou terão um significado profundo. Além disso, a prática do diário desonhos pode levar algum tempo para se tornar um hábito, mas a perseverança valerá a pena, pois isso lhe permitirá explorar seu mundo interior de uma maneira fascinante e enriquecedora.

Acima de tudo, divirta-se nessa jornada, contando com nossos conteúdos para guiar você neste processo de autoconhecimento e autocuidado!

Aliás, se você quer se aprofundar nos benefícios de se anotar os sonhos, continue conosco e leia o porque é bom anotar os sonhos. Vamos juntas!

Ilustrações de Chana De Moura

Comentar