Blog

    Carregando posts...
  • Uma breve história das mulheres

    Ao olharmos a história, vemos que nem sempre o patriarcado existiu nas sociedades que viveram nesta terra. Geralmente, quando representamos a pré-história, vemos imagens de homens carregando mulheres pelos cabelos, como se nosso passado houvesse sido marcado pela dominação e pela violência. No entanto, há inúmeros indícios de sociedades que veneravam a força feminina e…

  • O Ciclo Menstrual

    As mulheres ficam férteis durante um curto período do mês, por um determinado período de suas vidas (desde a menarca, a primeira menstruação, até a menopausa, a última menstruação). Quando uma menina nasce, ela já tem dentro de si todos os ovócitos que vão se tornar seus óvulos à medida que ela amadurecer e começar…

  • A dança da Lua

    O tempo que a Lua leva para girar ao redor de si (movimento de rotação), é o mesmo que ela demora para girar ao redor da Terra (movimento de revolução). Essa coincidência dos movimentos de rotação e de revolução faz com que só possamos ver uma mesma face da Lua – sem perceber que ela…

  • Arquétipos do Ciclo Menstrual

    Tudo na natureza é cíclico e se movimenta a partir de energias de expansão e contração. Vemos esse movimento ao observar os ciclos da Lua, dos  planetas, das marés, das estações e os ciclos de vida-morte-vida de todos os seres vivos dessa terra, que crescem, se reproduzem, morrem e dão continuidade à vida. Da mesma…

  • Sangue de Vida

    Sangramos e não morremos, doamos vida. Com essa força mágica e visceral as mulheres recriam a si mesmas mês a mês.  No caldeirão alquímico do útero transformam alimento em corpo dando vida à pessoas e à sua própria força criativa. Nosso sangue, por tanto tempo negligenciado, escondido, envergonhado e desprezado, pede sem demora para ser…

  • Equinócios e Solstícios

    O planeta Terra está em constante movimento. Diariamente gira em torno do próprio eixo, de oeste para leste, em um movimento chamado rotação. Virando suas faces sucessivamente entre a luz solar e a escuridão espacial, vai gerando os dias e as noites. E a cada período de aproximadamente 365,25 dias completa uma volta inteira ao…

  • Ciclos de vida-morte-vida.

    A observação atenta nos leva a perceber que tudo na natureza passa por um ciclo de nascimento, crescimento, plenitude e declínio – seguido de um renascimento e assim por diante. Os ciclos de vida-morte-vida que vemos no ambiente fora de nós se manifestam também em nosso corpo no ciclo menstrual, que rege nossos ritmos hormonais…

  • Sexualidade Sagrada

    O sexo é uma fonte de prazer e vida, uma troca energética intensa de tudo que há em nós e no outro. No entanto, vivemos em uma época de excessiva liberdade sexual, da pornografia cada vez mais disseminada por imagens, palavras e comportamentos que rapidamente se alastraram pela sociedade contemporânea. Amortecidos e desavisados, homens e…

  • Clitóris <3

    O clitóris é um lindo órgão com a única função de dar prazer à mulher. Embora seja conhecido como um pequeno pontinho na parte superior da vulva, aquela é apenas a ponta do iceberg. O clitóris se projeta por trás dos lábios internos e ao redor da uretra e do canal vaginal, e cada uma…

  • Yoni, templo sagrado

    Nossa Vulva, ou Yoni (templo sagrado ou fonte de vida, em sânscrito) é um portal que nos conecta com o prazer, com a vida e a criação. Através da Yoni, toda vida é gerada. Suas águas são como rios, cheios de vida, fertilidade e mistério. Em muitas tradições, a vulva e o orgasmo feminino são…