« Voltar para o Blog

Manifesto Mandala Lunar 2024

O autoconhecimento não é um caminho solitário, pois nunca estamos sozinhas, mas sempre em relação com outros seres e pessoas com os quais compartilhamos este planeta: as plantas, os animais, as bactérias do solo, o ar, as águas, as montanhas. Não somos sequer indivíduos, pois nossos corpos são formados por um conjunto de microrganismos que permitem que estejamos vivas. Somos relações.

A visão antropocêntrica de que estamos à parte da natureza e de que todo planeta é um recurso a ser explorado nos levou à crise climática que ameaça a vida humana e de muitas espécies. Como estamos reféns da distopia, pois nosso imaginário e nossa cultura de ficção foram construídos a partir do mito fundador do apocalipse, podemos nos sentir impotentes e com dificuldades de mirar um novo horizonte. Mas nada é imune à mudança, e coletivamente temos a capacidade de transformar a realidade se trabalharmos juntas pela transição para novas formas de viver e estar no planeta.

Precisamos buscar referências com os povos originários, nos movimentos camponeses e em outras experiências coletivas para sonhar e enxergar alternativas — formas construtivas que autorizam a experimentação baseada em solidariedade, na ética do cuidado e na consciência de nossa interdependência com toda a natureza. As ideias são produtoras de movimento e de geração de novas realidades.

Precisamos nos informar e falar sobre esses temas, buscando contribuir com o aumento da consciência coletiva. As ações individuais nos ajudam a termos coerência ao praticar o que queremos ver no mundo, mas, se quisermos que as próximas gerações tenham algum futuro, precisaremos agir coletivamente e lutar por políticas públicas que promovam mudanças estruturais.

Conhecer a si mesma significa olhar não somente para nós mesmas, mas compreender a rede de relações da qual somos parte, entendendo o planeta como nossa comunidade. O autocuidado não é egoísmo, pois é somente quando ouvimos nossas necessidades que abrimos espaço interno para as de outras pessoas. Podemos nos amar, cuidar e estender nossa atenção para outros seres, colocando a ética do amor e do cuidado como guias de nossas vidas. Que este espaço seja um portal para o cultivo interior, para você encontrar caminhos, compartilhar seus frutos e semear o bem viver e um bom futuro para você, para sua comunidade e para as próximas gerações.

“O amor é o que o amor faz. Amar é um ato de vontade — isto é, tanto uma intenção como uma ação. A vontade também implica escolha. Nós não temos que amar. Escolhemos amar.” (Erich Fromm — citado por bell hooks em Tudo sobre o amor. p.47)

YouTube video

É com imensa alegria e com o coração transbordante de amor que anunciamos: a Mandala Lunar 2024 já está à venda em nosso site.

Em sua nona edição, a Mandala Lunar foi criada pensando em apoiar você na sua jornada de autoconhecimento, autocuidado, magia pessoal, fluxo criativo e organização do próximo ano.

Comentar