« Voltar para o Blog

Black Friday ou Black Fraude? Por que a Mandala Lunar não adere a essa data?

 A “Black Friday” é um dos dias de compras mais movimentados do ano nos Estados Unidos e acontece no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. O termo foi inicialmente usado pela Polícia da Filadélfia (EUA), na década de 1960, para descrever a agitação de carros e pessoas vindas do subúrbio ao centro da cidade para fazer compras.

Hoje, a Black Friday é considerada o maior evento de consumo do mundo e surgiu no Brasil por volta de 2010, tornando-se um grande estímulo ao consumo, com lojistas “reduzindo” preços para atrair pessoas ansiosas por descontos.

No Brasil, enfrentamos um desafio considerável: a utilização fraudulenta da data, quando promoções que oferecem a “metade do dobro” não são difíceis de encontrar. Os órgãos reguladores têm intensificado a fiscalização e a aplicação de punições para proteger os consumidores, mas, devido ao tamanho do mercado brasileiro, a mitigação continua sendo um obstáculo.


Nosso posicionamento
A Mandala Lunar é um livro anual e, por isso, nosso período de vendas acontece principalmente nos meses de novembro e dezembro. Por conta disso, lançar uma promoção como a Black Friday em nosso período de lançamento só faria sentido se ela fosse previamente programada, com o aumento do valor inicial para depois conceder o desconto artificialmente — o que, em nossa opinião, não faz sentido. Além disso, temos uma bonita rede de semeadoras que acreditam em nosso propósito e compram a Mandala Lunar com antecedência para revender em seus círculos. Diminuir os preços em nosso site impactaria diretamente a venda delas também.

Promoções pontuais geram aumento de despesas com horas extras, pico logístico e estresse para vender com baixa margem de lucro. Assim, para valer a pena, é necessário vender em grande quantidade. Nesse sentido, o objetivo é realmente fazer com que os consumidores se entreguem aos impulsos consumistas.

Entendemos que a proposta dessa data tem como consequência o consumo excessivo, criando demandas, muitas vezes desnecessárias, que talvez não acontecessem caso o desconto não existisse e estimulando compras não planejadas. Isso não é saudável para as pessoas e, ainda menos, para o planeta, uma vez que o consumo compulsivo traz impactos ao meio ambiente, com aumento das emissões de carbono, dos gastos energéticos e da geração de resíduos poluentes.

Por isso, não aderimos à Black Friday, mas respeitamos absolutamente as pessoas e as marcas que aderem, afinal, vivemos sob o capitalismo e precisamos vender nossos produtos ou serviços para pagar as contas. Acreditamos que é possível  consumir de forma consciente e cuidadosa e não oferecer descontos calculados para gerar gatilho de compra faz parte do nosso cuidado com a Terra e com a saúde mental e financeira de todas nós.

Ilustração de Chana de Moura para a Mandala Lunar 2021

Comentar