Sacola

Nenhum produto no carrinho.

A dança da Lua

O tempo que a Lua leva para girar ao redor de si (movimento de rotação), é o mesmo que ela demora para girar ao redor da Terra (movimento de revolução). Essa coincidência dos movimentos de rotação e de revolução faz com que só possamos ver uma mesma face da Lua – sem perceber que ela está em contínua movimentação ao redor de si.

A qualquer momento, metade da Lua está sempre iluminada pela luz solar, mas a porção que podemos observar desde a Terra muda diariamente. Dia a dia vemos o reflexo do Sol na Lua expandindo até atingir o ápice e aos poucos retornar à escuridão. Esse movimento configura as fases lunares. Uma lunação, ou mês sinódico, é o tempo transcorrido entre duas luas novas consecutivas e dura aproximadamente 29,5 dias.

A lua nova marca o início da lunação, sendo o ápice de escuridão de sua face visível, em que não vemos o reflexo do Sol, pois sua metade iluminada está de costas para a Terra. Na lua cheia, sua área iluminada visível atinge o ápice, enquanto a metade não visível da Lua está na escuridão da luz do Sol. E então ela vai minguando até tornar-se mais uma vez Lua Nova, quando se inicia uma nova lunação.

Sua força gravitacional atua de forma mais perceptível sobre a grande massa de água dos oceanos, formando as marés. A luz que a Lua reflete do Sol também influencia os comportamentos noturnos de diversos animais, fazendo com que grandes ecossistemas apresentem ciclicidades de acordo com a luminosidade da noite.

Muitos povos tradicionais observaram as relações entre as fases lunares e a natureza, e por milênios usaram essas sabedorias para guiar a contagem do tempo, os períodos de plantios e colheitas, a percepção dos movimentos das águas e seivas das plantas bem como para compreender melhor os ciclos da vida.

Esse texto foi escrito por Isadora Lescano e por nós para a Mandala Lunar 2018. A Mandala Lunar deste ano conta também com muitos conteúdos inspiradores sobre os ciclos da natureza, as mulheres, saúde, entre outros. E ainda está disponível para compra aqui em nosso site. Você pode comprar a sua agora e receber em casa pelos correios ou buscar em nosso mapa por uma distribuidora em sua cidade.

Ilustração: Chana de Moura