« Voltar para o Blog

Manifesto Mandala Lunar 2026

Os nossos tempos são tempos de desatenção. Um período em que a tendência é viver deslizando sobre a tênue película que nos conecta com a realidade. Mas algumas necessidades da alma e do mundo exigem um pouso desse voo etéreo e um compromisso com a materialidade da vida. 

Durante anos, a indústria do bem-estar estimulou práticas de autocuidado que se afastavam da realidade. Hoje sabemos que não existe “lá fora”: nós somos o mundo, e nosso bem-estar depende também do bem-estar da Terra. Descolar-se da realidade em busca de saúde mental é uma contradição, já que saúde mental pode ser entendida como simplesmente viver no agora do tempo. Estar presente é estar consciente das relações que estabelecemos interna e externamente, e a nossa presença é definida pela forma como dedicamos atenção ao mundo. 

Uma imensa indústria financiadora de guerras e genocídios está preocupada em capturar nossa atenção. Se percebemos o consumo excessivo de mercadorias como um problema ecológico que alimenta acúmulo e desperdício, hoje há outro consumo excessivo chegando diariamente aos nossos olhos. São os conteúdos, disponíveis aos milhares na palma da nossa mão, alimentando ansiedade e dependência química e afetiva. 

A atenção não é uma arte inata, ela precisa ser cultivada. Diariamente, 

treinamos nossa atenção com fragmentos pautados pela política de anúncio das plataformas. Acessar somente a superfície das ideias tem alimentado comportamentos intolerantes, sexistas e bélicos, incapazes de conviver com a alteridade. Cultivar a atenção, ao contrário, permite reconhecer acontecimentos e agir a respeito deles.

Por tudo isso, acreditamos que é preciso desenvolver estratégias contra a cooptação da nossa presença. Semeamos, há 10 anos, a Mandala Lunar para contribuir com esse processo, entendendo que a resistência é toda prática que investe forças contra a inércia. Autocuidado e ação política são inseparáveis. O autoconhecimento nos dá mais nitidez sobre nós mesmas para que possamos nos voltar para o mundo mais centradas e firmes no propósito. Te convidamos para todo dia pensar qual é a ética que guia a tua vida e desejamos que este seja um espaço de cultivo de si que te permita aterrar e reencontrar teus princípios e valores, guias para uma vida atenta, que assim pode gerar ação consciente no mundo.

Comentar