Poderes

 

Presença

Estar presente é estar desperta, centrada e consciente, com a atenção no que se está realizando. É estar no aqui e agora, reconhecendo que este é o único instante em que realmente podemos ser e agir. A falta de presença se manifesta na forma de ansiedade, desatenção, acidentes, esquecimento, preocupações, fantasias, devaneios, pensamentos em resultados futuros ou acontecimentos passados.

 

Intuição

A intuição é percebida quando estamos mais presentes e atentas para ouvirmos os sinais que se apresentam para nós, através de sensações, visões ou sonhos. Todas somos intuitivas mas na maior parte das vezes não ouvimos os sinais que chegam a nós. O movimento de despertar da intuição consiste em ouvir a sabedoria que nos conecta com as forças da natureza e do universo e confiar nela.

 

Extroversão / Expressão

Em certos períodos de nosso ciclo temos maior facilidade em conviver com outras pessoas, vontade de ir a eventos sociais, conversar com desconhecidos, falar em público e nos expressarmos. Em outros, podemos querer ficar em casa sem falar com ninguém. Colora com intensidade nos momentos nos quais você se sentir mais sociável e com pouca cor quando essa energia não for presente. Para os dias em que sentir introvertida, deixe esse espaço sem cor. Assim como toda energia presente no universo, nos movimentos da Lua, da Terra e das estações, nossa energia é cíclica e se manifesta através de movimentos de contração e expansão. Em um momento nos sentimos com energia voltada pra dentro (nas plantas a energia durante a Lua nova fica concentrada nas raízes) e em outros com energia voltada para fora (nas plantas a energia durante a Lua cheia fica concentrada nas folhas). Ambos movimentos são rítmicos e saudáveis. Cada um traz suas qualidades e ensinamentos para nossas vidas.

 

Amorosidade

A amorosidade é nossa capacidade de dar amor para outros e para nós mesmas. De sermos generosas e compassivas e criarmos conexão e empatia. A amorosidade é um fluxo energético que se expande e realiza com a gratidão, seja pela existência de um outro ser, pela consciência a respeito de algo ou apenas por estar viva. É um fluxo circular e completo, pois a gratidão é uma abertura e um reflexo de volta do amor. Assim, dar e receber fazem parte de um só movimento, que é o de entrega ao fluxo.

 

Autoconfiança

É reconhecer e aceitar nosso próprio valor. Arriscar, ousar, revelar-se, tendo a coragem de ser quem se é. A falta de autoconfiança se manifesta na prática da comparação, no medo de errar ou de gerar conflito. O medo de errar faz com que nos julguemos incapazes de realizar coisas que somos capazes e cria um excesso de criticismo e perfeccionismo sobre nossas ações. O medo de criar conflito nos faz assumir culpas que não são nossas e passar por cima de nossas necessidades. A autoconfiança floresce quando compreendemos que a rigidez que temos conosco se alimenta da mesma maldade que gera a rigidez que se tem com os outros. Quando nos libertamos do paradigma da comparação, aceitamos nossa grandeza percebendo que somos todos igualmente grandiosos.

 

Energia sexual ou libido

A energia sexual pode ser usada como uma fonte de poder e criação tanto de vida quanto de outras ideias e projetos. Estar atenta à libido é aprender sobre como encaramos o desejo e o prazer. Quando conhecemos o nosso corpo e vivemos a nossa sexualidade sem os tabus do patriarcado e da sociedade de consumo, tomamos responsabilidade sobre nossa saúde sexual e assim e conquistamos autonomia, confiança e liberdade de padrões de desejo que nos são impostos. A energia sexual ou libido pode se manifestar de forma cíclica através do nosso ciclo menstrual, observe como essa energia se manifesta no seu ciclo e quais outras energias estão associadas ou em oposição.

 

Força de ação

Trata-se do nosso poder de materializar e colocar em prática nossos projetos e ideias. É a força de transformar sonhos em realidade, seja através da disciplina e do hábito ou apenas a força para resolver as pequenas pendências do dia-a-dia. A pouca intensidade dessa força ou sua estagnação muitas vezes pode ser percebida pela procrastinação.

 

Energia vital

É a energia física e mental que nos faz sentir presentes, vivas e ativas no mundo. Quando nossa energia vital está fluindo, nos sentimos mais dispostas e, quando baixa ou estagnada, sentimos cansaço, indisposição e necessidade de repouso.