Errata – Mandala Lunar 2023

Realizar é sempre se dispor a errar. Neste espaço, buscamos esclarecer e reparar textos, informações e ilustrações que foram publicadas com erros na Mandala Lunar de 2023.

Página 10

Cometemos um equívoco no texto sobre solstícios e equinócios. Está no segundo parágrafo, no qual utilizamos a palavra “rotação” quando o correto seria “translação”. A Terra realiza dois movimentos principais: na translação, ela traça uma órbita em torno do Sol; já o giro em seu próprio eixo é chamado de rotação. Cada volta ao redor do Sol representa um ano, enquanto cada giro em torno de seu próprio eixo define um dia.

Página 12

A artista Chana de Moura criou uma linda arte para ilustrar as fases da Lua nessa página. No entanto, ao pé da página na qual são mostradas como as vemos da Terra, elas foram retratadas como são vistas desde o hemisfério norte (onde a artista reside) e não da forma como as vemos no hemisfério sul. Ou seja, o desenho ficou invertido para nós, que estamos abaixo da linha do Equador. 

Aqui a arte está corrigida.

Página 31

Não se trata exatamente de um erro para o senso comum, mas consideramos um erro ter colocado, na página 31, plantas maestras como tabaco e cannabis, além do café e de quaisquer plantas que temos como alimentos, no espaço de sugestões de legendas para “hábitos de consumo de substâncias ou alimentos”. Talvez esse espaço devesse chamar-se “encontro com as plantas”, pois elas não estão no mundo para nos servirem; não são inertes, mas seres vivos. Que possamos entender o consumo de plantas não como um hábito, mas como um encontro verdadeiro. Nossos olhos foram abertos para essa questão depois de assistir este vídeo, que recomendamos muito: PLANTAS MESTRAS – FLORESCER.

Recomendamos também a leitura do Caderno Selvagem “ENTRAR NO MUNDO – CONVERSA SOBRE “PLANTAS MESTRAS” Ailton Krenak e Carlos Papá”