Como usar o diagrama lunar

O que é?

É um espaço para registro diário e sintético daquilo que vivemos e sentimos. Seu preenchimento regular forma um infográfico colorido que permite a rápida visualização de aspectos de nossas vidas em cada ciclo. Com isso, é possível ver o todo, perceber padrões e relações entre o que fizemos e o que sentimos e nos mantermos conectadas ao que é importante a cada momento. Pessoas que menstruam podem observar seu ciclo menstrual e perceber seus padrões e potencialidades.

É por lunação

Uma lunação é um ciclo completo da Lua, iniciando na lua nova e passando por todas suas fases até um dia antes da próxima lua nova. Uma lunação tem 29 ou 30 dias, mas os ciclos da Lua não são sincrônicos com os meses do calendário gregoriano, por isso uma lunação geralmente inicia em um mês e termina em outro. Cada diagrama é uma lunação do ano de 2022.

Para quem menstrua

Registre a contagem do seu ciclo menstrual. Ele inicia no primeiro dia de sangramento (vermelho vivo) e segue até o início da próxima menstruação, quando começa uma nova contagem. O ciclo menstrual dura quase o mesmo tempo que uma lunação mas muito raramente os dois ciclos começam no mesmo dia. Por isso, seu ciclo ficará quase sempre dividido em dois diagramas. Risque uma linha vermelha entre dois ciclos para marcar cada novo cic

Temas de autoestudo

Os diagramas são espaços para nutrir a pesquisa sobre você mesma ao longo de cada lunação. As legendas que você vai criar em seu marca-página nascem dessa pesquisa sobre o que você realmente quer observar em você mesma — com coragem, curiosidade e compaixão. Que perguntas ajudam a mapear sua jornada de autoconhecimento? Quais são os pontos da sua vida, personalidade, hábitos e relações que você gostaria de iluminar e ver melhor durante cada nova lunação? Você pode usar o caminho que desejar para criar suas legendas. Vamos oferecer uma sugestão com alguns exemplos abaixo.

Crie listas honestas sobre:

  • Aspectos físicos que você gostaria de monitorar no seu corpo (menstruação, dor de cabeça, apetite, calorões, cansaço, insônia)
  • Hábitos que estão atrapalhando seu processo ou intenções (ficar muito tempo nas redes sociais, usar telas até tarde da noite, pegar o telefone assim que desperta)
  • Suas verdadeiras motivações e interesses
  • Seus principais desafios emocionais e mentais (mágoa, agressividade, medo, ansiedade, procrastinação)
  • Hábitos que ajudam a relaxar, nutrir e suavizar (fazer exercícios, ler, dançar, expressar carinho)
  • Qualidades ou valores que você quer nutrir na sua vida (amorosidade, criatividade, autoestima, presença)

A partir das suas listas, selecione os aspectos que você considera mais importantes de serem estudados ao longo desse ano ou por alguns ciclos. Observe quais aspectos são pontuais e quais variam de intensidade. Crie a legenda de cores e ícones em seu marca-páginas para os aspectos que você escolher estudar sobre si mesma em sua Mandala Lunar seguindo as próximas orientações.

Cores

Para sensações e sentimentos que variam em intensidade (amorosidade, criatividade, intuição, calma, diversão, extroversão). O marca-página será seu guia: defina uma cor para cada sensação, pinte o espaço correspondente e escreva o significado dessa cor. Manter as mesmas cores ao longo do ano torna mais fácil a comparação dos seus diagramas em uma leitura posterior.

Ícones

Para marcar ações eventuais, hábitos ou rotinas (meditação, caminhada, estudo, dança), uso eventual de substância aditiva (café, açúcar, álcool ou tabaco), questões físicas (resfriado, dor de cabeça), emoções e sensações (felicidade, tristeza, fúria, ansiedade, criatividade), ações ou acontecimentos (conflito interpessoais, contato com natureza, relação sexual, sonhos importantes). Para quem menstrua, anotações sobre o ciclo menstrual (ovulação, cólicas, dor nos seios). Sua biblioteca de ícones vai sendo construída ao longo do ano.

Registrar

Diariamente pegue seu marca-página e vá até a página da lunação atual. Encontre o dia em que você está, encoste o marca-página ao lado, alinhando os anéis e a legenda. Pergunte-se sobre a presença de cada um desses aspectos que você escolheu observar em você e pinte com mais ou menos intensidade cada anel e/ou desenhe os ícones correspondentes.

 

Revisitar e colher informações de seus diagramas

Há diversas formas de interpretar seus diagramas já preenchidos. De um modo simples, você pode observar:

  • Correlações: entre como me senti, os ciclos da natureza e o que eu fiz.
  • Padrões cíclicos: ocorrências que se repetem ao longo de um determinado período de tempo
  • Minha história: enxergar o que estava mais vivo para mim em cada momento.

Olhar para as anotações de um dia permite perceber correlações entre os temas. Como estou me sentindo pode estar relacionado ao que eu fiz hoje ou nos dias anteriores. A análise de um diagrama permite perceber correlações entre os temas do meu estudo, as fases da Lua, do ciclo menstrual* e as oscilações que podem ocorrer, sejam sutis ou intensas. Comparar alguns diagramas permite a percepção de padrões cíclicos, assim como observar quais sensações, predisposições e ações (ou a ausência delas) se repetem em cada fase lunar, mês, estação, período do ciclo menstrual* ou outro ciclo que você vivencie.

Faça como quiser

A Mandala é um espaço em branco customizável para as suas necessidades. Assim como cada pessoa, cada Mandala é única e não existe um jeito certo de fazer. Você pode usar cada um dos espaços disponíveis no marca-páginas ou somente alguns deles; monitorar a cada dia aspectos físicos, emocionais e mentais (ou somente um deles); trocar o tema do seu autoestudo sempre que sentir necessidade, por exemplo: avaliar a sua organização (horários, ritmos, alimentação, sono), acompanhar sua fertilidade, sua vida profissional, sua saúde física, sua relação com a natureza etc. Se quiser, crie um rascunho do seu marca-páginas antes de escrever direto nele ou escreva primeiro a lápis.

A Mandala Lunar é uma ferramenta para ser usada quando você sentir necessidade. Se o momento da sua vida não está pedindo
por ela, tudo bem!